Águas Mornas (SC) – Lançados os Festejos dos 50 Anos

Na noite da última segunda-feira, dia 21 de março, logo após o encerramento da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, foi realizado, nesse mesmo recinto, o lançamento dos festejos em comemoração aos cinqüenta anos de emancipação político-administrativa de Águas Mornas, que serão completados no dia 29 de dezembro deste ano.

Entre os convidados que compareceram à sessão, registramos a presença das seguintes autoridades: Pedro Francisco Garcia, Prefeito Municipal; Valdecir José Sens, vice-prefeito; José Vandir da Silva, Presidente da Câmara Municipal; Mário Fernandes, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desportos; Afonso Vieira, Secretário Municipal de Transportes e Obras; Thiago de Souza, Secretário Municipal de Saúde; Secretário de Administração e Finanças, Toni Jochem; os vereadores, Nazir José Loffi, Albertina Vergínia Sens, Avelino Knoth, Jonas Vanbommel, Marcelo Sebold, Omero prim, Danilo Bernardino de Souza. Outras autoridades: Iana Pitan, Assistente Social; Joel Steinbach, Diácono da comunidade de Vargem Grande; Ricardo Assolari, pastor da igreja evangélica luterana; Patrícia Lehmkuhl, Diretora de Turismo; Luiz Silva, Diretor de Cultura; Leomar Mees, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águas Mornas, Maurília de Melo Willvert, Diretora da Escola Municipal de Santa Cruz da Figueira; Juceli Martins, Comandante do Destacamento Militar de Águas Mornas. Notou-se, também, a presença de alguns ex-vereadores como: Fernando Salm, Germano Alberto Steinbach e Nilson Jochem, além da imprensa e demais convidados.

O número de pessoas presentes nesse ato, que marcou o início dos trabalhos de articulação para a comemoração do 1º jubileu do nosso município, animou os organizadores, especialmente o prefeito, Pedro Francisco Garcia e o Secretário de Administração e Finanças, historiador Toni Jochem, que se disponibilizou em “desenhar” o ano comemorativo coordenando pessoalmente a reunião e os festejos comemorativos.  Os trabalhos, efetivamente, ficarão por conta de uma comissão que será organizada nos próximos dias.

Inicialmente Toni Jochem apresentou ao público presente, o novo website da prefeitura, que entrou no ar na tarde desse mesmo dia, efetuou o lançamento da logomarca dos cinqüenta anos, juntamente com outros selos comemorativos, entre eles o popular adesivo para veículos, com motivos que têm como objetivo resgatar a auto-estima e o sentimento de pertença da população para com de Águas Mornas.

Depois de pontuadas as sugestões que partiram da administração municipal, apresentadas com grande entusiasmo pelo Secretário e historiador, Toni Jochem, entre elas: o lançamento de um livro de receitas de comidas tradicionais da cultura germânica; comemoração dos 120 anos da chegada dos franciscanos em Teresópolis; jubileu de 50 anos da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Vargem Grande; primeiro centenário da criação da comunidade (igreja e escola) de Fazenda do Sacramento II (Lourdes); organização de uma CDL; mutirão ecológico para a limpeza das margens dos rios; outras ideias foram sugeridas pelo público presente e serão analisadas pela comissão responsável pela organização organizadora. Esses eventos deverão ocorrer durante todo o ano de 2011.

Entre as propostas, o vice-prefeito, Valdecir José Sens, sugeriu que se revitalizasse o Cruzeiro Centenário, na divisa entre Águas Mornas e Vargem Grande, enfatizando que o mesmo é um marco importante na nossa história. O Vereador Jonas Vanbommel comentou que na comunidade de Teresópolis, possivelmente haverá uma Missa Solene e um almoço especial, em comemoração aos 120 anos da chegada dos franciscanos àquela localidade. O Secretário de Educação, Mário Fernandes, sugeriu que se fizesse uma exposição itinerante de fotos antigas, como forma de resgatar momentos históricos do nosso passado e homenagear personalidades que fizeram parte da nossa história. Ao pastor Ricardo Assolari, foi sugerido a organização de um encontro entre os descendentes das famílias que colonizaram Santa Isabel – seria um encontro festivo com todos os “filhos” de Santa Isabel; cogitou-se também, a possibilidade da confecção de um Maibaum (Árvore de Maio), um destacado símbolo da cultura alemã, com a participação das famílias, através da aquisição do direito de estampar seu sobrenome com o respectivo brasão de armas. Outras ideias foram sugeridas como: concurso de fotografias, concurso de redação, confecção de camisetas comemorativas, culto ecumênico, divulgação com mais visibilidade do Hino Municipal, confecção de um certificado de reconhecimento para pessoas que se destacaram durante o ano comemorativo e uma Sessão Solene do Poder Legislativo, no mês de dezembro.

Cabe lembrar que este é um momento histórico e que, direta ou indiretamente, todos os aguasmornenses estão envolvidos. Portanto, estamos à disposição para receber sugestões, colaboração e participação de todos na realização dos eventos.

 

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s